O samba possui a ferramenta smbpasswd, net, pdbedit para gerenciar as contas dos usuário, para a criação de usuários no samba; o smbpasswd e utilizado para ações mais simples como adicionar usuário, deletar, desabilitar ou habilitar uma conta. Vou mostrar como criar uma conta no samba, mas para isso e necessário estar logado como ROOT no sistema.
Esse primeiro comando cria a conta de usuário no sistema, pois toda conta de usuário do samba deve existir a conta no sistema. O comando "useradd" e para adicionar um usuário no sistema, "-g info -d /home/tassio -s /bin/false" e para que este usuário pertença ao grupo info, seu diretório pessoal seja /home/tassio e não possua um shell válido, isso garante que o usuário não pode logar diretamente ou remotamente via ssh ou algo do tipo com sua conta no servidor.
# useradd -g info -d /home/tassio -s /bin/false tassio
O "smbpasswd -a" e o comando para adicionar um usuário ao samba.
# smbpasswd -a tassio
A lista dos outros comando que são muito comuns de utilizar são:
1- smbpasswd -a = adiionar usuário ao samba
2- smbpasswd -x = deletar usuário do samba
3- smbpasswd -d = desabilitar uma conta de usuário
4- smbpasswd -e = habilitar uma conta de usuário
Lembrando que no final desses comando deve vir o nome do usuário que deseja realizar esta ação.
Quando utilizamos o samba como controlador de domínio (PDC) devemos também adicionar ao samba as contas das máquinas, para isso usamos os comandos:
# useradd -g maquinas -d /dev/null -s /bin/false pc1$
# passwd -l pc1$
# smbpasswd -a -m pc1
Repare que ao adicionar a conta da máquina no sistema utiliza o "$" no final do nome, que é para o sistema saber que estamos criando uma conta de máquina, a opção "-m" do smbpasswd mostrar que estamos adicionando uma conta de máquina e não é necessário adicionar o "$" no final do nome.
Em relação ao uso do smbpasswd essas são suas opções mais utilizadas, no próximo post, escreverei sobre o "net" e o "pdbedit" que são ferramentas mais poderosas para gerenciamento das contas de usuário do samba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário